Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vip...mas pouco!

Está na ordem do dia: Venezuela

DyvL061XQAAQ82M.jpgO povo da Venezuela merece mais do que um presidente como Nicolás Maduro ou uma intervenção imprudente liderada pelos EUA. O país está a meio de uma crise política, económica e humanitária em espiral. Dezenas de milhares de pessoas manifestam-se constantemente nas ruas. Cerca de três milhões de cidadãos fugiram e atravessaram as fronteiras. Quase 90% dos que permanecem vivem na pobreza, uma pobrezas extrema! A economia está a encolher rapidamente, enquanto o FMI prevê que a hiperinflação pode chegar a 10.000.000% este ano. Com a escassez de alimentos e remédios generalizada, tem havido um aumento nos níveis de desnutrição e o ressurgimento de doenças como a malária e a difteria. 
Por isso mesmo,  o povo venezuelano necessita desesperadamente de ajuda humanitária. Os Estados Unidos e outros países estão a tentar ajudar, mas o exército da Venezuela, sob as ordens de Maduro, estão a bloquear a ajuda que chega em camiões e navios. O ainda presidente Maduro considera que qualquer ação humanitária não passará de uma desculpa para uma intervenção externa na Venezuela!
O envio de bens essenciais através da Colômbia e Brasil é uma iniciativa de Juan Guaidó, o presidente interino, apoiada pelos Estados Unidos e por Bogotá, que pretende testar a fidelidade dos militares a Nicolás Maduro.
Como é possível em pleno século XXI permitir-se que ainda existam ditadores à frente de países que julgávamos já desenvolvidos?

18 comentários

Comentar post